quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Carta ao Papai Noel.


E ai bom velhinho,
Como via as coisas ai no polo sul? Derretendo? Parte da culpa do aquecimento global é tua também...
Outra vez estou escrevendo, faço isso desde que tinha 6 anos (no inicio minha irmãs ajudavam, hoje faço isso sozinho, que saudade de minhas irmãs) e nunca fui atendido. Mas em compensação muitos que não mereciam ganharam seus “presentinhos”.

Entendo que é muito atarefado (ser garoto propaganda de refrigerante, bicos no shopping, comerciais e mais as “pontas” em filmes (gostei de sua atuação nas Cronicas de Narnia) devem tomar muito do seu tempo. Mas diversificar muito o campo de atuação sobrecarrega e o faz ineficiente... Um exemplo é a Africa, tantos pedidos e tão pouco é feito por aquela pessoas.
Poderia explicar algumas coisas: Por que atender os pedidos daquele maluco orelhudo? Não era mais fácil de dar um joguinho de War do que a presidência de uma potência como o Estados Unidos? Por que não atende os pedidos de tantos que desejam um mundo melhor? Mas atende os pedidos de ditadores e opressores? Sei que todos merecem uma chance de ser felizes,
mas estes merecem mais?
Tá, tudo bem... Sei que estou sendo inconveniente. Todos nós podíamos fazer algo para mudar o mundo, mas estamos muito preocupados com os nossos problemas e esquecemos que não somos só nós nessa pedra gigante girando em torno do sol.
Já que talvez desta vez, você resolva atender meu pedido, mando a lista completa dos pedidos que fiz ao longo desses anos, vai que dessa vez eu seja recompensado (com atraso) por ter sido um bom menino, adolescente, homem e (hoje) velho.
(1958) Um trenzinho, uma boneca (para cada uma das minhas irmãs)
(1959) Uma bola, um ursinho e um vestido (para minhas irmãs)
(1963) Uma televisão (para toda a família)
(1962) Uma coleção de revistinhas do super-homem
(1963) Um carrinho
(1964) Um cachorrinho
(1965) Meu material de escola
(1968) Meu pai (que foi levado pelos militares)
(1969) Uma bicicleta
(1970) Férias na praia
(1971) Um emprego para meu pai
(1972) Um aumento no meu salario de empacotador
(1973) Que eu não tenha que prestar o serviço militar
(1974) Que eu de baixa do exercito
(1975) Que eu tenha um emprego
(1976) Que acabe o regime militar
(1977) Um disco do Chico Buarque
(1978) Uma casa
(1979) Que minha filha tenha uma vida mais feliz que a minha
(1980) Um emprego bem remunerado
(1981) 30 dias de féria
(1982) Uma noite de inteira de sono profundo
(1983) 20 dias de férias
(1984) Uma caixa de Valium
(1985) Ingressos para o Rock in Rio
(1986) 10 dias de férias
(1987) 10 minutos de sossego
(1988) Que o Collor não ganhe as eleições
(1989) Um anos com inflação abaixo dos 1000%
(1990) Que a paz volte para a Bósnia
(1991) Férias
(1992) Que pare de tocar (radio, televisão, elevador...) I Will Always
Love You
(1993) O fim do “Domingo Legal”
(1994 à 2008) Período que perdia as esperanças...
(2009 à 2010) Um mundo melhor
Sei que é uma lista extensa, muitas coisas não são mais possíveis. Meu pai voltou para casa 1 ano e 9 meses depois de ter sido levado, o seu crime foi ser amigo de um “revolucionário”. Ele voltou a trabalhar 2 anos depois de voltar para casa, o regime militar terminou em 1985, fiquei no serviço militar por dois longos anos, de 1977 a 1995 não tirei férias, não quero mais ir no Rock in Rio, a inflação está controlada, o Collor foi eleito, há paz na Bósnia mas muitos morreram, acostumei com I Will Always Love You, O “Domingo Legal” só mudou de nome e de emissora e o mundo...
Mas depois de ter perdido as esperanças, voltei a acreditar em você, talvez seja só o que resta a este homem de 53 anos, acreditar em Papai Noel... Já não acredito mais na humanidade, que usa seu semelhante, que mata e destrói. Já não acredito em heróis, os de minha infância não resistiram ao moderno, meus ídolos se venderam... Hoje vejo que o natal não tem mais o significado que tinha, hoje é um feriado com Ifone, Ipad, Wii, celulares de ultima geração e Coca-Cola.
Não sou contra a nada disso, pelo contrario, fico maravilhado com a tecnologia, só fico pensando que a maior parte desta tecnologia perde seu proposito.
Por isso acredito, que mesmo sem tempo e com todos os seu afazeres, você ainda pode mudar o mundo ou pelo menos tentar...
P.S. Se meu pedido for difícil de atender, então vai uma sugestão: Nas agencias do correio (do Brasil) a milhares de cartas de crianças que não sabem seu endereço, pegue algumas, faça-as feliz, pelo menos este ano!




Nenhum comentário: